Uma horta tem ajudado alunos da Escola Municipal Luiz Pessoa em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, no aprendizado escolar. Os ensinamentos não estão relacionados apenas à natureza, mas também as lições de como assimilar melhor o conteúdo de várias disciplinas.
Os cuidados com a horta têm proporcionado a aluna Jéssica Rayanne uma experiência diferente. Ela nunca tinha feito cultivo de plantas, agora é uma das responsáveis por essa horta. "Eu gosto muito daqui. Eu aprendo coisas novas e acho muito bom aprender", diz. Para o aluno Jonathan Williams, essa é uma boa oportunidade para ter uma maior aproximação com a natureza. "Interessante pra mim cuidar das plantas e da natureza", diz.
Dezessete turmas da escola municipal aprendem a preparar a terra para o plantio, também recebem noções sobre o tempo de germinação e de colheita. Essa oficina está sendo realizada desde junho, pelo programa Mais Educação. De acordo com a coordenadora, Sueli Silva, essa horta tem rendido bons resultados até mesmo na sala de aula. "Melhora o comportamento da criança porque ela começa a interagir e ter mais responsabilidade", afirma a coordenadora do programa.
Pelo menos uma vez por semana, cada turma cuida da horta. Além de melhorar o relacionamento entre os estudantes, o projeto também tem outra finalidade: fazer com que os alunos reforcem o aprendizado em disciplinas como português e matemática. "Usamos a matemática para eles contaram as sementes e dividi-las em cada um dos canteiros. Em português eles aprendem a pronunciar os nomes das plantas corretamente", disse a monitora Edineia Feliciano.
Um dos alunos da instituição Vinícius Vasconcelos, por exemplo, diz que passou a entender melhor o que os professores explicam. "Eu tô entendendo melhor ciências porque tem muito a ver com a natureza".
http://vejasp.abril.com.br/materia/horta-compostagem-casa?gclid=CMrO1Yrty7oCFY6Z4AodTHsA8w
Nenhum comentário:
Postar um comentário